sábado, 26 de setembro de 2009

A CAMINHO DO SUL

Em 1239, Sancho II doa à Cavalaria de Santiago, na pessoa do seu comendador, Mértola, Aiamonte e Alfajar de Pena. Para a doação de Mértola, fez escrever o rei(1):
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Saibam todos que esta carta virem que eu, Sancho II, por graça de Deus rei de Portugal, por minha boa e livre vontade, e por acordo e parecer dos meus fidalgos e ricos-homens e pelo óptimo serviço que me prestaram D. Paio Peres Correia, comendador de Alcácer, e os freires do mesmo castelo da Ordem de Santiago, e como meio de salvação da minha alma, da do meu pai, da da minha mãe e dos meus predecessores, lhes dou e concedo à Ordem de Santiago o meu castelo de Mértola, com todos os seus termos (...)
Entretanto, Paio Peres Correia tinha deslocado para esta povoação a parte da Ordem que dele dependia. Mértola era realmente um lugar apropriado para dirigir a luta a sul (2).

(1) Original em latim:
In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti amen. Notum sit omnibus hanc litteras pecturis quod ego Sanctius Secundus Dei gratia rex Portugal de mea bona et libera uoluntate et de consensu et autoritate meorum preceptorum et magnatum et promulto bono seruitio quod mii fecerunt donus Pelagius Petri Corrigia comendador de Alcaçar et fratres eiusdem casta Ordinis Milicie Sancti Jacobi et pro remedio anime mee et patris mei et matris mee et predecesorum meorum do et concedo eis et ordini Milicie Sancti Jacobi castellum meum de Mertola cum omnibus terminis suis (...)
(2) Em 1254, Paio Peres Correia concedeu foral a Mértola. Eis a parte inicial do documento:
In nomine sancte et indiuidue trinitatis Patris et filii et spiritus sancti. Amen.

Esta he a carta de foro qual encomendamos a fazer, Eu dom paay periz pela graça de deus Meestre da ordem da cauallaria de Santiago em sembra com Dom gonçalo periz Comendador de mertola e com ho conueento desse meesmo logo a vos pobradores de mertola assi aos presentes como aos que ham de viir: damos a uos foro e costume deuora por terra, e de lixbooa pelo riio e pello mar (...)

Na imagem, Matriz de Mértola (antiga mesquita) e Castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário